Postado por : Joathã Andrade quarta-feira, 27 de março de 2013


Sinopse:Cartas anônimas começam a chegar à caixa de correio da menina Sofia. Elas trazem perguntas sobre a existência e o entendimento da realidade. Por meio de um thriller emocionante, Gaarder conta a história da filosofia, dos pré-socráticos aos pós-modernos, de maneira acessível a todas as idades.

“O fato de o mar estar calmo na superfície não significa que algo não esteja acontecendo nas profundezas.”
Resenha:
     O Mundo de Sofia,  publicado em 1991.O livro funciona tanto como romance, como um guia básico de filosofia. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU. Em 1999, foi adaptada para um filme norueguês; entretanto, não foi largamente publicado fora da Noruega. Lido por milhares de pessoas, em particular por jovens. O autor, Jostein Gaarder, professor de filosofia do secundário, conseguiu de uma forma original desenvolver uma aventura cheia de reflexões e perguntas através da história da filosofia desde o princípio dos tempos.    
         Há muito tempo venho querendo ler este livro, mas  não estava tão confiante para lê-lo, pois já havia ouvido muitas opiniões boas e ruins sobre o livro, contudo, todavia, entretanto.A curiosidade falou mais alto e tive que começar a ler. 
         Começar a ler sobre os filósofos trazidos nos primeiros capítulos do livro parece algo estranho, porém, o autor consegue nos levar pela história de diversos filósofos, pensadores de uma forma extremamente leve. Como uma simples aula.Tendo um início quase sem diálogos, cheio de dúvidas, o livro logo se torna algo enorme. Com cada capítulo dando foco a um filósofo, começamos a pensar junto com Sofia e às vezes ler um capítulo, uma única vez, não é suficiente para entender todo o “projeto filosófico” do pensador foco da sessão.  
         O objetivo principal do livro não é, segundo o nosso ponto de vista, relatar ao leitor a evolução da filosofia ao longo do tempo, mas sim fazer com que este não seja tão indiferente àquilo que o rodeia. Isto é conseguido através das respostas dos grandes filósofos às questões que sempre afligiram o mundo. 
         Essa é uma qualidade indiscutível do livro, porque não é sempre que um autor consegue fazer uma junção de um romance, com uma narrativa criativa, fácil,original e objetiva acima de tudo. Aprendi com esse livro de que de capítulo á capítulo, de lição a lição, o leitor participa de boa parte da história.
     As cartas que Sofia recebia eram anônimas, e talvez isso é o que deixou o livro impecavelmente misterioso.Eu me vi sendo tomado por uma história onde o rumo que ela nos leva é surpreendentemente.Chegando à parte que, creio eu, surgiram muitas críticas, é o final.       
       Mas para mim, o livro não poderia terminar de uma  forma melhor do que esta (você terá de ler o livro para saber do final não gosto de dar Spoiler), que em  minha concepção foi um final mágico e criativo, sem exageros.



{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Tchê, tirando uns errinhos como o "surpreendentemente", ao invés de "surpreendente", adorei o texto!
    Me identifiquei com a tua opinião sobre o livro e o final dele!
    Que bom que tem gente que se liga de não dar Spoiler, não há algo mais deselegante! hahah :P
    Continua assim, fera!
    Abraço

    ResponderExcluir

Leitores.

- Copyright © O Leitor Sórdido - Joathã Andrade - Powered by Blogger -