Postado por : Joathã Andrade sábado, 6 de abril de 2013



Sinopse: Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca.
Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.
Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente





O jornalista econômico Mikael Blomkvist  é condenado por divulgar falsas informações sobre um magnata. E depois de sua queda, tem uma oportunidade de desvendar um caso de assassinato para um outro magnata chamado Henrik Vanger, com uma recompensa que pra ele vale a pena passar 1 ano numa cidadezinha do interior da Suécia.
O jornalista se compromete em tentar solucionar o caso, mas sem muitas esperanças. Em meio a relatórios policiais, notícias, objetos pessoais de Harriet, fotos e o frio congelante de Hedestad, ele inicia sua investigação e começa a perceber que será muito mais difícil prosseguir sozinho, então pede a ajuda de um assistente que Dirch Frode, advogado de Henrik, contrataria por determinando. Frode indica Lisbeth Salander, uma hacker indomável que, meses antes, havia feito uma pesquisa sobre a vida de Mikael a mando do próprio Henrik Vanger.
A partir deste ponto, jornalista e hacker nos conduzem em uma investigação empolgante e cheia de intrigas. São dois personagens, que, além de solitários, cada qual a sua maneira, eram alheios àquele universo familiar e cheio de histórias – umas boas, outras nem tanto – e de repente se veem vivenciando acontecimentos que de outra forma seria impossível. As relações da narrativa são profundamente realistas. Estamos falando de mulheres violentadas, de corruptos, de nazismo e outras correntes duvidosas, e de pessoas que estão constantemente à procura de justiça, defendendo as vítimas de tais agressões físicas e morais.

A narrativa se desenvolve de um jeito muito interessante que faz com que o leito queiria saber oque vai acontecer no próximo capitulo fazendo com que ele passe as paginas freneticamente para saber o final. Você não sabe o quê vai acontecer, em quem confiar, quais informações estão corretas ou não.
A família Vanger é bem grande e com personagens misteriosos. Mikael precisa investigar essa família sem gerar suspeitas e a trama vai ficando cada vez mais complicada.
O nível de detalhes e informações é absurdo. O estilo de Stieg Larsson é apaixonante e hipnotizador. Quando eu menos pude perceber, já estava dentro do livro, conseguindo sentir até mesmo o frio enorme da Suécia no inverno, especialmente da cidade de Hedestad.
A mistura infalível de mistério e denúncia é um prato cheio para quem gosta de bolar mil e uma teorias na cabeça.
O mistério é absolutamente envolvente e com conclusões bastante aterrorizadoras. O sumiço de Harriet Vanger é dramático e vai levar Mikael Blomkvist ao esgotamento para tentar solucioná-lo, não sem o auxílio de Lisbeth Salander, que é o completo oposto.
Com uma trama envolvente e cheia de momentos, que podem-se dizer, tensos o livro acaba cativando o leitor com sua mocinha que não é tão inocente, o mocinho que não é tão bobo além de chocar o leitor com uma realidade que ele as vezes esquece que existe. Tão diferente quanto seu titulo a trama é acima de tudo, surpreendente.

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. O Stieg Larson era demais, nao?
    Ja faz um tempinho que li esse livro, alias a trilogia toda. Mas adorei. Eh aquele tipo de livro que a gente deixa guardado para ler sempre que puder.
    Adorei sua resenha.

    bjs.

    http://booksandmuchmore.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leitores.

- Copyright © O Leitor Sórdido - Joathã Andrade - Powered by Blogger -